24 de Abril

Aparecida e Anaximandro realizam visitas em comunidade de Francisco Dantas


Dando início as visitas a todas as casas da cidade de Francisco Dantas, os candidatos da coligação "Unidos Para Avançar", Maria Aparecida e Anaximandro Lopes, ambos do DEM, estiveram, ao longo de toda esta manhã na comunidade do Jacú, na zona rural.

“Essa é uma atividade que vai se estender por todo o município. Temos a satisfação de entrar em cada casa e observar a satisfação da população em nos receber, pois eles nos reconhecem, sabem quem somos e que queremos o bem de Francisco Dantas”, destacou Aparecida.

E nesta quinta-feira, 24, as visitas aos moradores recebeu o importante apoio do ex-secretário estadual, Leonardo Rego, que ao lado de Aparecida e Anaximandro, esteve em contato direto com os moradores.

Leonardo destacou o entusiasmo que tem sentido, por parte da população, no apoio aos nomes de Aparecida e Anaximandro. “Tenho ainda mais convicção que eles são os nomes capazes de administrar bem Francisco Dantas. Por isso, nosso apoio para esta grande vitória”, destacou Leonardo.

Aparecida ainda enfatizou como tem sido positiva a receptividade da população. “Com bastante humildade, estamos ouvindo os desejos da comunidade e mostrando aquilo que é possível fazer e que será feito na nossa administração”, citou.



24 de Abril

Fabrício Torquato realiza visitas as instituições conveniadas com município

Nesta quinta-feira, 24, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, deu início a uma série de visitas a algumas instituições que possuem convênios com a gestão municipal. Destes encontros, a primeira a ser visitada foi a Maternidade Santa Luiza de Marilac.

Acompanhado pelo médico médico Etelânio Figueiredo, Fabrício teve a oportunidade de constatar como vem sendo investidos os recursos que são direcionados àquela maternidade que realiza procedimentos médicos diversos.

O Chefe do Executivo Municipal percorreu todos os setores identificando os avanços e conquistas obtidas fruto desta parceria entre a Prefeitura de Pau dos Ferros e a Maternidade.

“Observamos diversas melhorias que a direção já obteve e tivemos a oportunidade de acompanhar tudo aquilo que precisa ser ampliado e melhorado” destacou Fabrício.

Para Etelânio, a parceria com a Prefeitura tem sido fundamental para o pleno funcionamento daquela unidade. “Com o uso racional dos recursos, já pagamos dívidas, realizamos melhorias em diversos setores e, de forma planejada e organizada, estamos trabalhando na perspectiva de seguir com esta parceria e sempre buscando mais avanços na maternidade”, frisou.

Ao fim do encontro, Fabrício destacou as melhorias que já foram obtidas como conseqüência dos investimentos da Prefeitura de Pau dos Ferros. “Acho imprescindível ao gestor que tem zelo pelo dinheiro público, acompanhar como ele vem sendo aplicado. E neste momento, estamos vendo os recursos serem revertidos em benefício dos pauferrenses”, finalizou Fabrício.


24 de Abril

“O Gol é Seu” chega ao Oeste Potiguar e encerra viagens pelo Estado

Pau dos Ferros é a última cidade do interior do Rio Grande do Norte a receber o projeto “O Gol é Seu – seja artilheiro de sua vida!”. A iniciativa da INTERTV em parceria com o Sebrae tem o objetivo de fazer com que outras pessoas sejam os artilheiros de suas vidas. O evento será realizado na noite da sexta-feira (25) no auditório do Sebrae.

O projeto teve sua primeira edição no dia 15 de abril em Caicó e já percorreu as cidades de Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz, Mossoró, Assu e agora reúne em Pau dos Ferros um grupo de empresários da terra que fizeram um grande gol na sua vida. Eles vão contar sua história de empreendedorismo para incentivar outras pessoas a fazerem seus próprios gols. Os convidados palestrantes são Aldemir Rego, Vicente de Paula Fernandes, José Lindomar Aquino e Helena Matias de Souza.

 “O Gol é Seu” quer empoderar às pessoas a acreditar nos seus sonhos e investirem naquilo que fazem seus corações vibrarem. Como fazer isso? Ouvindo quem já fez seu gol, pessoas que podem inspirar outras a fazer um golaço na vida.

“O Gol é Seu” será realizado em oito cidades do Rio Grande do Norte. O encerramento ocorrerá em Natal, no dia 28 de abril, no Teatro Riachuelo. Ao todo mais de 30 palestrantes, que vão de ex-flanelinhas e ex-carvoeiros que fizeram golaços, a dono de banca de revista que se tornou um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, entre outros exemplos regionais de gente simples que entrou em campo e conquistou a artilharia da própria vida.

Os idealizadores querem deixar como mensagem uma reflexão sobre qual o legado que a copa do mundo vai deixar na vida das pessoas. Como fazer o país do futebol despertar para a vontade e correr atrás dos seus próprios gols antes, durante e depois da Copa?

O Projeto “O Gol é Seu!– Seja artilheiro da sua vida” tem o intuito de estimular os gols de cada cidadão no promissor campo de possibilidades que é a vida.



24 de Abril

Pesquisa revela que 11 das 30 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil

O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), considerou lamentável estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (23) sobre a violência no Brasil e responsabilizou o governo federal pelo crescimento da criminalidade no país.

De acordo com a pesquisa, 11 das 30 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil. Segundo o levantamento do Escritório sobre Drogas e Crimes da ONU - feito com base em assassinatos ocorridos no ano de 2012 – Natal é a 12ª cidade, entre as 30, mais violentas do mundo.

“Que o Brasil é um país tido como violento, o mundo inteiro lamentavelmente hoje compreende. Agora das 30 cidades mais violentas, 11 estarem no Brasil é simplesmente lamentável”, frisou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.

De acordo com o estudo, o Nordeste ganha destaque em termos de cidades mais violentas. Maceió é a quinta cidade em homicídios por cada 100 mil habitantes. Fortaleza está na sétima posição e João Pessoa, em nono.

Para Agripino, o governo do PT peca no investimento à educação e de políticas públicas de inserção do jovem no mercado de trabalho. “A violência está fundamentalmente entre os jovens, que deveriam ser a razão fundamental das preocupações e ações do governo. Eles estão mais desamparados e sendo levados pela violência, droga, pela falta de assistência, desocupação e educação inexistente”, destacou. “Uma série de razões que todas são responsabilidade do governo”, acrescentou o senador.

Ainda de acordo com a ONU, a América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Honduras, na América Central, é hoje o país com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes. O segundo país mais violento é a Venezuela, seguido por Belize e El Salvador.

Além de Maceió, Fortaleza e João Pessoa, foram listadas pelo levantamento das Nações Unidas Natal (12ª posição); Salvador (13ª); Vitória (14ª); São Luís (15ª); Belém (23ª); Campina Grande (25ª); Goiânia (28ª); e Cuiabá (29ª).



24 de Abril

Estado ainda não consegue liberar recursos para aplicar em Segurança Pública

Após oito meses de adesão ao programa “Brasil Mais Seguro”, o Rio Grande do Norte ainda não recebeu nenhum centavo do montante de R$ 40 milhões destinado à implantação de treze projetos ligados ao programa do Governo Federal. Os recursos não foram liberados porque o Estado não atingiu algumas das metas estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Apesar da letargia, o titular da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão Monteiro Filho, garantiu que o programa será efetivado. “Conseguimos colocar o programa nos trilhos e vamos receber os recursos”, disse ele.

A promessa do secretário foi feita ontem, durante sessão na Assembleia Legislativa (AL). Por mais de três horas, o titular da Sesed foi sabatinado pelos deputados estaduais. Nove deles questionaram o secretário sobre diversos assuntos ligados à área de segurança pública. As metas do “Brasil Mais Seguro” e preparativos de segurança para a Copa do Mundo foram assuntos recorrentes.

O secretário afastou o risco do RN perder benefícios através do  “Brasil Mais Seguro”. O acordo para implantação do programa foi assinado em agosto passado, no entanto, até o momento, o Executivo não garantiu a implantação dos projetos. As melhorias no âmbito da segurança pública esbarram na falta de efetivo e organização.

Apesar disso, general Monteiro afirmou aos deputados que, na semana passada, a Senasp fez mais uma avaliação do programa no Estado. “Recebi, textualmente, uma confirmação da Senasp de que estamos no caminho certo. É verdade que nem tudo do que foi planejado conseguimos viabilizar nesse curto tempo, mas vamos conseguir implantar o programa”, contou.

Para receber os recursos, algumas metas foram estabelecidas, como a criação da Divisão de Homicídios e reaparelhamento do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Passado oito meses da assinatura de adesão, a Sesed tem problemas para cumprir as metas. Além da Senasp, que acompanha as ações com reuniões periódicas, o Ministério Público Estadual instarou inquérito para monitorar a execução do programa.

Projetos previstos

- Programa Comunidade em Paz (unidades pacificadoras);
- Patrulhamento Inteligente (PI);
- Interiorização da análise criminal;
- Expansão das Unidades de Inteligência;
- Divisão de Homicídios;
- Fortalecimento da Divisão de Narcóticos (Denarc);
- Investimento nos setores de inteligência e planejamento estratégico integrado da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e sistema Penitenciário 


24 de Abril

Sindipostos adere à campanha Dia sem Imposto

O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos) afirmou ontem que participará da campanha “Dia sem Imposto”, promovido em todo país e, no Rio Grande do Norte, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas.

A mobilização ocorrerá no dia 24 de maio. “A direção do Sindipostos está reunindo os associados para identificar quais são os empresários que irão aderir a ação”, informou o sindicato, em nota. “Como a carga tributária é alta nem todos os comerciantes têm um lastro financeiro para conseguir absorver o custo de comercializar o produto, durante um dia, sem qualquer imposto”, acrescentou.

*TN Online 



24 de Abril

Professores da Ufersa poderão paralisar atividades na luta por melhores salários

Está marcada para esta quinta-feira, 24, uma assembleia para definir os rumos dos professores da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) onde discutirão a possibilidade da categoria entrar em greve.

Segundo o presidente da Associação de Docentes da Ufersa (Adufersa), José Torres Filho, os professores irão discutir se vão paralisar as atividades acadêmicas e esperarão uma posição de Brasília em relação à greve.

“Vão nos reunir para definir se aceitamos ou não a paralisação. Tudo vai depender da reunião que será realizada em Brasília neste fim de semana, nos dias 26 e 27. Caso se decida pela greve, haverá outra assembleia em Mossoró para ratificarmos a paralisação”.

José Torres Filho ressalta que a categoriem torno de R$ 2,5 mia têm quatro reivindicações. A primeira diz respeito ao piso salarial que deverá ser alinhado ao salário mínimo que prega o Dieese, algo em torno de R$ 2,5 mil. A segunda é sobre a carreira acadêmica do professor federal, pois vários deles tem problemas e precisam de progressão e uma estabilidade quando chegar ao tempo de serviço destes profissionais para a aposentadoria.

A terceira reivindicação da classe são as condições de trabalho enfrentadas pelos docentes, no que diz respeito ao funcionamento das unidades que estão sendo construídas e a quarta é a autonomia universitária, pois a universidade deve gerir finanças, patrimônios, entre outros.

A expectativa é que cerca de 100 docentes compareçam a assembleia nesta quinta.

*Defato 



24 de Abril

Número de mortes por dengue cai 87% no primeiro trimestre

O número de mortes por dengue caiu 87% no primeiro trimestre de 2014, comparado a igual período de 2013, com redução de 387, no ano passado, para 47 de janeiro a março deste ano, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado ontem (23) pelo Ministério da Saúde.

No primeiro trimestre de 2013 foram registrados 922 mil casos de dengue em todo o país, enquanto no mesmo período de 2014 o número caiu para pouco mais de 215 mil. Os casos graves da doença também tiveram redução significativa de 80%, baixando de 4.722 para 937.

Dos casos graves confirmados, 87% estão concentrados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os estados do Amapá, de Roraima, Sergipe, do Maranhão, Piauí, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas e do Rio Grande do Sul, apresentaram os menores índices de notificação da doença neste ano, e em Santa Catarina não há transmissão autóctone de dengue – quem tem a doença, pegou em outro estado.



24 de Abril

Metade dos brasileiros não realizou a Declaração do Imposto do Renda

A uma semana do fim do prazo, quase metade dos contribuintes ainda não enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Receita Federal, cerca de 14 milhões de contribuintes entregaram o documento até as 17h de ontem, nacionalmente. O número equivale a 51,8% das 27 milhões de declarações que o Fisco espera receber este ano. No Rio Grande do Norte, a Receita espera receber este ano um total de 270 mil declarações.

O prazo para entrega vai até o próximo dia 30. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.

Os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.

As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Está obrigado a declarar neste ano  quem recebeu em 2013 mais de R$ 25.661,70. Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil também é obrigado a declarar. Há outros casos em que o contribuinte é obrigado. Eles podem ser consultados no site da Receita. 

O contribuinte que perder o prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é R$ 165,74

Restituições
Como nos outros anos, o contribuinte que enviou a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistência, erro ou omissão no preenchimento. Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.



24 de Abril

Seca deve reduzir safra de cana-de-açúcar em 2,8%

A estiagem no início do ano prejudicou o desenvolvimento dos canaviais e a moagem pelas usinas do Centro-Sul do Brasil deve cair 2,84% em 2014/15, para 580 milhões de toneladas, conforme a primeira estimativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), divulgada ontem. Na temporada 2013/14, que se encerrou oficialmente em março, foram moídas 596,94 milhões de toneladas.

Conforme Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade, “a seca intensa observada ocorreu exatamente no período de maior desenvolvimento da cana”. Ainda de acordo com a Unica, o atual ciclo deve ser novamente mais alcooleiro, com 56,44% da oferta de cana direcionada à produção de etanol. Na safra anterior, esse porcentual foi de 54,78%. Com isso, a produção do biocombustível deve atingir 25,87 bilhões de litros, aumento de 1,20% em comparação com os 25,57 bilhões de litros de 2013/14. 

Desse total, 14,63 bilhões de litros serão de hidratado e 11,25 bilhões de litros, de anidro. Já a produção de açúcar deve ficar em 32,5 milhões de toneladas, 5,23% menor que as 34,29 milhões de toneladas observadas em 2013/14.

A Unica prevê que a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), que mede o nível de sacarose nas plantas, alcance uma média de 135 kg por tonelada de cana processada na temporada, número 1,2% superior à média de 133,33 kg/t de 2013/14. Quanto ao rendimento agrícola, a entidade estima que o volume de cana colhida por hectare deve passar de 79,8 toneladas para 73,4 toneladas em 2014/15 (-8%).

Área 
Apesar de estimar uma queda no volume a ser processada, a Unica informou que a área plantada em 2014/15 é cerca de 5% maior que a de 2013/14. “Esse crescimento decorre da maior renovação do canavial e do significativo volume de cana não processada em 2013/14 (cana bisada), que deve representar cerca de 3% da área a ser colhida em 2014/15”, disse a entidade, em nota. 

Segundo a Unica, pelo menos 10 usinas podem confirmar a paralisação das atividades na safra por conta das dificuldades pelas quais passa o setor. Além dessas 10 unidades, outras 30 estão em recuperação judicial.

Números
56,44% Da oferta de cana deve ser direcionada à produção de etanol
25,87 Bilhões de litros. Deve ser a produção de biocombustível, com aumento de 1,20% 


24 de Abril

Ministra determina CPI sobre Pasadena

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber atendeu na noite de ontem ao pedido da oposição e concedeu uma liminar que determina a instalação imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com foco apenas em suspeitas sobre a Petrobrás. A decisão compromete a estratégia governista de incluir na comissão apurações sobre o cartel de trens em São Paulo, o que atingiria o PSDB de Aécio Neves, e obras do Porto de Suape em Pernambuco, o que fustigaria o PSB de Eduardo Campos.

A ministra afirmou que o direito garantido à minoria de criar CPIs para investigar irregularidades não pode ser submetido ao crivo da maioria, como propôs o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) - ele pediu que o plenário da Casa analisasse a possibilidade de instalar a CPI ampliada. Assim, até que o mérito da causa seja julgado por todos os ministros do STF, Renan não pode submeter o assunto aos senadores.

Os governistas devem recorrer da decisão, o que levará a liminar a ser julgada pelo STF em prazo incerto. O recurso pode postergar a escolha dos membros da CPI, próximo passo a ser seguido. A proximidade da Copa e o período eleitoral também podem comprometer a apuração. A discussão que terminará sendo mediada pelo STF envolve um conflito estratégico travado por governo e oposição. Os partidos oposicionistas defendem a instalação de uma CPI exclusiva, voltada para apurar denúncias de irregularidades envolvendo Petrobrás durante a gestão do PT, especialmente a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). 

A negociação teve o aval da então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, como revelou o Estado. A presidente buscou justificar sua decisão, dizendo que a decisão foi tomada com base em um resumo executivo “falho”.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comemorou a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, publicada na noite desta quarta-feira, 23, pela criação de uma CPI exclusiva para investigar a Petrobras. 


23 de Abril

Instituto de pesquisa, supostamente falso, foi flagrado em Francisco Dantas

O blog teve acesso a mais informações envolvendo a eleição suplementar, na cidade de Francisco Dantas. Desta vez, tudo aponta para ser algo grave, afinal, envolve a utilização de um instituto de pesquisa, supostamente falso.

Segundo as primeiras informações, na última segunda-feira, 21, um grupo de pessoas estaria trabalhando para coletar dados de uma pesquisa eleitoral, com o suposto objetivo de identificar a real situação da disputa naquele município.

Entretanto, após uma abordagem, os supostos funcionários desapareceram, antes mesmo que o fato pudesse ser investigado pela polícia.

O episódio despertou a curiosidade dos eleitores de Francisco Dantas, afinal, qual a finalidade de montar todo o “circo” para a realização de uma suposta pesquisa eleitoral? Quem seria o beneficiado com os números desta sondagem?

Este acontecimento precisa ser investigado pela polícia, visto que, além de crime, pode surgir uma onda de boatos que instiguem o favorecimento a um lado ou outro, o que seria potencialmente prejudicial ao verdadeiro sentido democrático desta eleição.

O blog vai acompanhar de perto esta situação e, a qualquer momento, poderá trazer mais informações. 



23 de Abril

Portalegre sediará II Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Já está tudo pronto para a realização da II Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da 6ª Região de Saúde. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 24, das 7h30min às 17h, no Hotel ‘Portal das Serras’, em Portalegre.

O Tema Central do Encontro será “Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. Já o e Eixo Principal versará sobre a “Implementação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do RN”, que terá como conferencista o farmacêutico e ex-presidente, por duas vezes, do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior.

Além da palestra, também consta na grade da programação, apresentações culturais, ginástica laboral, discussão e aprovação do Regimento Interno, debates sobre subtemas apresentados pelos grupos de trabalho e, por fim, escolha dos delegados à Conferência Estadual.

Para o gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, grande entusiasta do evento, em parceria com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST, “os gestores dos 37 municípios do Alto Oeste terão a oportunidade de obter mais conhecimento sobre a saúde do trabalhador e, desta forma, possam propiciar melhores condições de trabalho aos seus profissionais no intuito de evitar que agravos aconteçam e redundem na diminuição da qualidade dos serviços prestados à população”, destacou. 

Saúde do Trabalhador

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Seus objetivos prioritários são a promoção e a proteção do trabalhador,  traduzida nas ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, bem como a vigilância dos agravos (acidentes e doenças) decorrentes.

Preocupa-se, também, com  a organização e prestação dos serviços assistenciais  aos trabalhadores vitimados com agravos decorrentes do trabalho, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento, notificação  e reabilitação de forma integrada e regionalizada no SUS.



23 de Abril

TCE vai negar certidões a Municípios sem portais de transparência

Agora é pra valer! Os municípios que não tiverem seus portais da transparência regulares, com dados devidamente atualizados e acessíveis a todos os cidadãos, não terão as Certidões de Atendimento à Transparência da Gestão Fiscal – documento exigido para a celebração de convênios - liberadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

A informação é do secretário de controle externo do TCE, Jailson Tavares, após reunião com representante do Movimento Articulado de Combate à Corrupção - MARCCO, na última segunda-feira, onde foi acatada a formação de um grupo de trabalho para fazer uma profunda analise dos portais. Atualmente, em analise preliminar foram averiguadas que apenas 35% dos municípios disponibilizam seus dados na Internet.

Apesar de ser Lei, a disponibilização dos portais, da forma como deve ser feita, já ultrapassou todos os prazos definidos pela legislação.  O último prazo, para os municípios com população até 50 mil habitantes, findou em maio de 2013 – ou seja, vai completar um ano, lembrando que a obrigação remonta a 2009, quando a Lei foi promulgada. Para Jailson, falta vontade política por parte dos gestores para atender esta determinação, já a representante do MARCCO, Ana Paula Pachelli, servidora da Controladoria Geral da União – CGU, aponta como principais dificuldades o acesso a Internet, além de insuficiência de recursos humanos e tecnológicos para alimentar os portais.

Segundo Jailson, todas estas questões serão observadas pelo grupo de trabalho, que está sendo articulado pelo Marcco e terá como componentes representantes do TCE, TCU, CGU, MPE. MPF, MPC e outras organizações que estão sendo visitadas, visando ampliar a adesão a iniciativa. “A partir do dia 20 de maio, todas as certidões serão disponibilizadas em meio eletrônico.

Quem não estiver em situação regular com seus portais, de acordo com a resolução 04/2013, serão considerados inadimplentes e terão as certidões negadas”, ressaltou. Em paralelo, o Grupo de Trabalho estará fazendo uma profunda avaliação dos portais, não só a apresentação em meio online,  mas sobretudo a qualidade do conteúdo disponibilizado.


23 de Abril

Inteligados: A grande festa do Alto Oeste Potiguar

Mais novidades da festa “Interligados” foram anunciadas pelo anfitrião Clístenes Carlos. O colunista informou que as delícias que darão sabor ao evento serão preparadas por Candice Buffet, o top de Pau dos Ferros. E tem mais, quem está acompanhando a movimentação e não quer perder o festão, é bom ficar atento pois os acessos individuais estarão à venda muito em breve.

A festa “Interligados” é uma promoção do colunista pauferrense Clístenes Carlos e tem como principal objetivo comemorar os seus 7 anos de colunismo social nas páginas do jornal O Mossoroense.

A comemoração vem em forma de agradecimento pelo prestígio do público com um evento que vai reunir leitores, amigos e colunistas de Mossoró e região do Alto Oeste potiguar no Éden Clube de Pau dos Ferros, no dia 10 de maio a partir das 22h. Vai ser festão!


23 de Abril

Pesquisa de Mossoró será divulgada no sábado (26)

O Instituto Certus registrou na segunda-feira (21) pesquisa de intenção sobre a eleição suplementar de Mossoró, que será divulgada no sábado (26) no jornal Gazeta do Oeste.

Os pesquisadores vão ouvir 450 eleitores até amanhã (24), sob o número de registro 00242/2014, mas nos quatro cenários apresentados apenas um traz o nome da prefeita afastada, Cláudia Regina (DEM). Além disso, a amostragem quer saber a avaliação do governo Rosalba Ciarlini (DEM) e do prefeito interino, Francisco José Júnior (PSD).



23 de Abril

TSE rejeita pedido de registro do partido Arena

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou hoje (22) pedido de registro do partido Aliança Renovadora Nacional (Arena). Por unanimidade, os ministros entenderam que a legenda não tem o número mínimo de assinaturas para ser criado legalmente. Mesmo se tivesse conseguido os apoiamentos, a legenda não poderia participar das eleições. O partido deveria ser efetivado até outubro do ano passado, um ano antes do primeiro turno.

De acordo com a Lei Eleitoral, para obter registro, partidos precisam validar 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. O número corresponde a cerca de 500 mil assinaturas, validadas pela Justiça Eleitoral, de pessoas que apoiam a criação da legenda. No pedido de criação da legenda, os encaminhadores do partido alegaram que a exigência do número mínimo de assinaturas é inconstitucional, por não ser um mecanismo adequado para demonstrar a representatividade.



23 de Abril

Vagas para realizar MBA no exterior não são tão difíceis como parece

Para muitos estudantes, realizar um MBA no exterior é uma missão quase impossível. Cartas de recomendação, currículo e entrevistas são necessárias e fundamentais para ser aprovado. Por isso, muitos deles acabam desistindo já nessa primeira etapa. No entanto, o processo não é tão assustador como parece, basta seguir alguns conselhos e ter ambição, assim você pode ganhar pontos com o recrutador e conquistar uma vaga.

A primeira dica é se empenhar e demonstrar vontade para conseguir a vaga. Os entrevistadores levam à ferro a ambição e o desejo do estudante de estudar em uma universidade fora do país.

Outra dica é escolher a escola mais adequada ao seu perfil e que possa te oferecer a chance de alcançar os objetivos da sua carreira. Escolher uma escola que não tenha nada a ver com seus anseios vai atrapalhar a sua escalada rumo ao sucesso profissional.

Faça um plano de estudos. Estudar para o teste é essencial e demonstra preparo para enfrentar a carga de conteúdos que você vai aprender na futura escola. Chegue para a entrevista bem informado e preparado. Demonstre estar por dentro de tudo sobre o seu destino e a universidade.

Ter notas satisfatórias no Gmat e no Toefl (provas computadorizadas com duração de 3 horas) também ajuda muito. Elas exigem do candidato certa habilidade com o inglês, então vale a pena estudar e treinar a língua – no Canal do Ensino você encontra uma lista de ferramentas gratuitas que vão te ajudar nisso. As redações também costumam ser levadas muito em conta. Vale a pena treinar os assuntos que mais caem e estar por dentro das regras gramaticais da língua portuguesa e inglesa.

Pesquise redes sociais que possam te fornecer dicas de experiências em MBA. A rede Passei Direto pode ser uma delas, pois ela integra alunos de diversas universidades do país. Nela, é possível coletar informações, dicas e histórias de experiências com outros colegas. Isso te ajuda a se preparar melhor. Grupos no Facebook também são um bom lugar para trocar informações.

Por último e mais importante, se mostre calmo e preparado durante a entrevista, pois é o último teste antes de conseguir a sonhada vaga.

Todo esse planejamento também deve ser feito com antecedência, para evitar transtornos e acidentes de percurso.

*Mateus Dutra
Estudante de Direito 



23 de Abril

Projeto produz cerâmica ecológica sem cimento

Um projeto desenvolvido pelo técnico Jean Andrade, pela aluna do curso técnico de Edificações Vera Cléa e a estagiária Maria Tereza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Natal, para confecção de cerâmica ecológica ganha repercussão no cenário nacional. Inovação tecnológica alinhada à sustentabilidade. Esse é o grande diferencial do projeto, que busca aproveitar o entulho gerado na construção civil como matéria prima para a produção de cerâmica, sem a utilização de cimento.

Aprovado no programa Inova SENAI 2014 com o título “Piso Intertravado a Base de Resíduos Obtidos por Processo Hidrotérmico”, a pesquisa desenvolvida no Centro de Educação e Tecnologias em Construção Civil Rosária Carriço, em Natal, apresenta uma alternativa para reduzir impactos ambientais através de uma nova alternativa econômica.

No Brasil, 98% das obras ainda utilizam métodos tradicionais de produção que resulta em um enorme desperdício de materiais. O entulho que sai dos canteiros de obra brasileiro é composto basicamente de argamassa, tijolos e blocos, concreto, pedra, areia, metálicos e plásticos.  Encontrar uma destinação adequada a esses materiais é fundamental para reduzir os impactos ambientais. “Mesmo com a resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece diretrizes para a gestão de resíduos da construção civil, não há, ainda, um destino seletivo visando ao reaproveitamento desses materiais“, esclarece Jean.

A proposta do projeto se baseia em dois benefícios ambientais relevantes: o primeiro ao coletar o entulho proveniente da construção civil, analisá-los e prepará-los para a reutilização na produção de cerâmica; e o segundo ao dispensar a utilização de cimento, elemento primordial, até então, nesse novo produto, através do uso de um reator químico elétrico, substituindo os fornos cerâmicos. De acordo com Jean Andrade, se trata de “viabilizar o uso de materiais taxados de inservíveis que, por meio da nossa proposta, passam a ser considerados como matérias-primas em potencial na geração de um produto ecologicamente correto”.



23 de Abril

Novo aeroporto abre em 22 de maio

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, tem nova data para entrar em operação: dia 22 de maio. A informação foi divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) após reunião realizada no fim da tarde de ontem, em Brasília. Esta é a terceira data anunciada para o início da operação. Originalmente, a projeção era que os primeiros voos chegassem ao aeroporto no dia 15 de abril, data que acabou postergada para 10 de maio e agora para o dia 22 do mesmo mês. A SAC não detalhou quais foram os motivos que acarretaram na mudança do cronograma. 

Participaram da reunião o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), do consórcio Inframérica – que construiu e vai administrar o aeroporto – além de membros da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa), e das companhias aéreas TAM, GOL, Avianca, Azul e TAP.

Na reunião, ficou definido que o consórcio Inframérica entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto no dia 30 de abril. Outra data agendada na reunião foi a de homologação do novo aeroporto pela Anac, que ficou para 19 de maio.

Em visita às obras, em março, o ministro Moreira Franco afirmou que o “prazo limite” para a entrada em operação do aeroporto era 10 de maio. Questionada sobre os motivos para a alteração na data, a SAC informou que “não houve nenhum motivo específico”. “O dia 10 de maio era uma previsão inicial. Após reunião com as companhias aéreas e com a Operadora Aeroportuária, o dia 22 de maio foi definido como uma data segura para o início das operações, dada a complexidade de uma transferência que exige cuidado”, declarou a SAC.

Apesar da informação da SAC de que o consórcio Inframérica só entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto no dia 30 de abril, o consórcio reafirmou ontem que toda a parte de infraestrutura das suas instalações está pronta. 

Homologação

Ao ser questionado sobre o que teria motivado a definição de uma nova data para a entrada em operação do novo aeroporto, o consórcio declarou que “as companhias áreas precisam de 15 dias para a instalação de seus sistemas que posteriormente precisam ser homologados pela Anac”. 



23 de Abril

Governo e associação de policiais militares e bombeiros entram em acordo e paralisação chega ao fim

Representantes da cúpula da segurança pública do Governo do Estado e associações de policiais militares e corpo de bombeiros chegaram a um acordo depois de reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), na sede da Procuradoria Geral do Estado. 

O encontro contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o General Elieser Girão, do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, do Controlador Geral, Anselmo de Carvalho, dos Comandantes Gerais da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, Cel. Francisco Araújo e Cel. Elizeu Lisboa Dantas.

Também estavam presentes sete  representantes dos policiais militares, entre eles o Presidente da Associação dos Oficiais, Jorge Moreira, o Presidente da Associação dos Sargentos e Subtenentes, Eliabe Marques e o Presidente da Associação dos Bombeiros, Rodrigo Maribondo. 

Durante a reunião o titular da Sesed detalhou os encaminhamentos dados pelo Governo do Estado a nove dos onze pontos de reivindicação apresentados pelos policiais. Com relação à Lei de Promoção de Praças, ficou acertado que o Governo do Estado vai encaminhar o projeto para Assembleia Legislativa até o dia 1° de maio.

Em resposta, os policiais aceitaram encerrar a paralisação e por fim ao acampamento montado em frente à Governadoria do Estado. “Acredito que a reunião transcorreu de forma harmônica, nós conseguimos mostrar aos policiais que, de fato, estamos viabilizando as reivindicações", disse o secretário Monteiro.

Com relação aos demais pontos da pauta, os dois lados concordaram em manter abertas as negociações. Novas rodadas de conversas entre Governo e policiais serão realizadas nos próximos dias. “A reunião transcorreu com tranquilidade e quase todos os pontos foram contemplados”, disse o Presidente da Associação dos Praças do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Maribondo.

De volta ao Centro Administrativo, os policiais e bombeiros fizeram uma assembleia e resolveram encerrar a paralisação e desmontar o acampamento por volta das 17h.



22 de Abril

Operação Semana Santa aponta redução no número de acidentes, feridos e mortes

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço final da Operação Semana Santa 2014, realizada de quinta-feira (17) até ontem (21) nas estradas federais do Rio Grande do Norte. Houve redução significativa no número de acidentes, feridos e mortes, em comparação aos anos de 2013 e 2012.

Policiais da área administrativa e equipes dos postos fixos de fiscalização realizaram um trabalho preventivo e repressivo ao longo de 1.625 km de rodovias da malha viária federal no estado, durante o feriadão. Ao todo, 1.166 condutores foram autuados, entre 4.449 veículos fiscalizados.

Deste número, 67 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de alcool. As equipes da PRF aplicaram 1.376 testes de bafômetro. Cinco pessoas foram submetidas a Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO – pela posse de pequenas quantidades de entorpecentes; duas pessoas foram detidas pelo crime de receptação; elas foram flagradas conduzindo veículos com queixa de furto/roubo.

Outro fator de risco combatido pela polícia nesse feriadão foi o excesso de velocidade. Os radares instalados ao longo dos corredores viários que dão acesso às cidades de Mossoró, Caicó e Macau registraram 971 imagens de veículos que trafegavam acima da velocidade permitida para a via.

A Semana Santa terminou com o registro de 42 acidentes, com 35 feridos e duas mortes. 


Confira os números divulgados pela PRF

Acidentes
2012: 69
2013: 82
2014: 42

Feridos
2012: 30
2013: 48
2014: 35

Mortos
2012: 2
2013: 4
2014: 2


22 de Abril

Policiais Militares do RN suspendem atividades

Os policiais militares do Rio Grande do Norte estão com os braços cruzados. É o que garante a Associação dos Cabos e Soldados do RN. Desde as 7h desta terça-feira (22), quando deveria ocorrer a troca do turno, que o atendimento a ocorrências e patrulhamento ostensivo está limitado. Uma reunião entre PMs e Governo do Estado está agendada para a manhã de hoje, quando pode ocorrer o fim da paralisação.

A decisão pela paralisação foi tomada desde a semana passada e, mesmo após anúncio de medidas por parte do Governo, como o encaminhamento da Lei de Praças, os policiais decidiram manter a programação até que ocorresse uma reunião e uma proposta às demais reivindicações. Os PMs tiveram reunião com o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, e receberam o compromisso de formar uma mesa de negociação com a governadora ainda na manhã desta terça.

Após essa reunião, a comissão apresentará o balanço das negociações durante a assembleia dos policiais e bombeiros, marcada para as 10h,  onde eles decidirão se a paralisação será mantida ou suspensa. Cerca de 200 pessoas se revezam nas 23 barracas acampadas em frente à Governadoria do Estado. Nesta terça-feira, o acampamento completa 15 dias.

A expectativa da PM é que mais de 3 mil policiais participem de mobilização na Governadoria. Hoje, ainda de acordo com informações preliminares de oficiais da PM, as viaturas só rodarão em condições legais e policiais com coletes e armamentos regulares.

Confira as reivindicações da PM
- Pagamento dos níveis de subsídio e das férias
- Pagamento de remuneração por nível, de acordo com a lei 463/2012
- Implantação de auxílio alimentação
- Fornecimento de material adequado
- Reajuste de 56,7%
- Convocação de 824 candidatos aprovados na segunda fase do último concurso da PM 


22 de Abril

Promotor vai apurar favorecimento de candidatos em concurso da Caern

O promotor de Justiça, Oscar Hugo de Souza Ramos, em substituição na 26ª Promotoria de Justiça de Natal converteu procedimento preparatório em inquérito civil para investigar possível irregularidade no concurso da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). No foco, a notícia de indevido favorecimento de candidatos na prova de títulos do concurso da Caern, do ano de 2013.
 
E o Ministério Público Estadual requisitou à Caern no prazo de 10 dias úteis, a lista de classificação dos candidatos aprovados no concurso público para o cargo de técnico em Engenharia/Controle Ambiental, bem como a relação dos candidatos já nomeados referentes ao citado cargo. O promotor também pediu esclarecimentos sobre a documentação apresentada pela FUNCERN.


22 de Abril

Vacinação no interior do RN começa apenas na sexta-feira

A campanha de vacinação contra a Influenza, que iniciaria hoje, foi adiada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para a próxima sexta-feira (25). Por questões de logística na distribuição das vacinas por parte do Ministério da Saúde para o estado do Rio Grande do Norte, a data incial da campanha foi modificada.

Apenas em Natal a vacinação começa hoje. A Secretaria Municipal de Saúde já deu início nesta manhã à distribuição em algumas unidades da rede, mas oficialmente todas estarão abastecidas na sexta-feira (25). O material chegou durante o feriadão e já começou a ser distribuído em algumas unidades, como as de Nazaré e Bom Pastor, que já iniciam hoje a vacinação.

"Para evitar que a população se dirija até um posto que ainda não tenha chegado a vacina, estamos orientando que a partir da sexta-feira a população passe a procurar as unidades de saúde, porque todas já estarão oficialmente abastecidas", explica Solange Cruz, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreviníveis da Secretaria Municipal de Saúde.

No sábado (26), dia D da campanha, haverá uma grande mobilização em todas as unidades de saúde do estado, que estarão abertas oferecendo a vacina para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (incluindo as trissomias), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta da campanha é vacinar 80% das 769.286 pessoas consideradas público-alvo.


Blog do JP - Rio Grande do Norte
Todos os Direitos Reservados.
Os textos e as imagens deste site são de uso exclusivo do site blogdojp.com.br, não podendo ser usadas ou copiadas sem autorização, estando protegidos pela Lei de Direitos Autorais, seu uso indevido é considerado crime.